O SEO local pode ser desafiador para marcas corporativas porque significa saber como fazer SEO “nacional”, o Perfil Comercial do Google e, então, aprender como o Google lida com suas consultas de pesquisa prioritárias em vários mercados.
Isso significa que há um número infinito de desafios em SEO local para profissionais de marketing de busca empresarial. Então, quais são os desafios mais comuns em SEO local empresarial? Vamos descobrir.
1. Saber quando priorizar SEO local vs SEO nacional
Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam é saber quando focar em uma estratégia de SEO “local” em vez de uma estratégia de SEO “nacional” e vice-versa.
Isso é compreensível, pois nem sempre é imediatamente aparente se suas prioridades são melhor atendidas por uma ou outra. Pode ser desafiador dizer se suas principais palavras-chave alvo têm intenção local.
Mas é vital para o sucesso da sua estratégia geral porque impactará significativamente o quão bem suas iniciativas atendem aos seus objetivos de negócios.
Entender quais termos o Google considera locais pode ajudar você a desenvolver sua estratégia de palavras-chave e determinar como abordar e dar suporte ao seu investimento em SEO.
Você pode perder muito tráfego devido a um design de site ruim ou estratégia de palavras-chave ruim.
Compreendendo a intenção de pesquisa local
Então, o que queremos dizer exatamente com intenção de pesquisa local?
Ao entender a intenção da pesquisa, você sabe que tipo de recursos aparecerão nos resultados da pesquisa e qual conteúdo deve priorizar.
Para esta discussão, há quatro tipos principais de intenções de pesquisa nos quais podemos nos concentrar:
- Consultas de pesquisa com intenção nacional.
- Consultas de pesquisa com semi-nacional.
- Consultas de pesquisa com intenção local.
- Consultas de pesquisa com intenção hiperlocal.
Você pode dizer em que tipo de intenção suas consultas de pesquisa alvo se enquadram pelos recursos mostrados nas SERPs, por exemplo:
Consultas com intenção de pesquisa nacional
Os SERPs não apresentam páginas específicas de estado/cidade nem pacote de mapas.
O fato de não haver resultados “locais” neste SERP provavelmente significa que o Google não vê nenhuma intenção local para essas consultas.
No minuto em que uma grande parte dos pesquisadores começar a refazer essa consulta com informações de localização, como “artigo de jornal de Pleasanton”, os SERPs provavelmente mudarão para resultados que tenham alguns resultados locais, o que nos leva a…
Consultas com intenção de pesquisa semi-nacional
Os SERPs não apresentam páginas específicas de estado/cidade, mas sim um pacote de mapas.
Consultas seminacionais como [banco] podem incluir um pacote de mapas porque há uma quantidade igual de cliques locais e nacionais. Isso pode ocorrer porque alguns usuários estão procurando uma agência bancária perto deles, mas outros estão procurando a home page principal do banco.
Consultas com intenção de pesquisa local
Os SERPs apresentam páginas específicas de estados/cidades, parciais ou completas, e um pacote de mapas.
Para um termo como [encanador], o Google apresentará um pacote de mapas de encanadores próximos, e o restante dos resultados da página um será preenchido com páginas de localização. O Google prevê que o usuário pretende encontrar um encanador perto de sua localização.
Consultas com intenção de pesquisa hiperlocal
Palavras-chave hiperlocais são aquelas em que a localização do pesquisador é mais significativa e impacta significativamente os resultados do SERP.
No caso de consultas de intenção hiperlocal, a distância entre o usuário e o negócio é o que mais importa. Você pode ver que o pacote de mapas domina o SERP imobiliário para essa consulta. Então, o Google provavelmente pensa que [Auto insurance near me] requer resultados hiperlocais para ser útil para o usuário.
Como identificar a intenção de pesquisa
- Analise os resultados atuais do SERP em diferentes regiões geográficas.
- Examine o SERP em busca de um elemento de mapa.
- Verifique as páginas específicas do estado ou da cidade.
- Revise os títulos e URLs.
- Analise a consistência e faça uma determinação de intenção.
Como construir uma estratégia para diferentes tipos de intenção de pesquisa
Estratégia Nacional
Estratégias com foco nacional precisarão de muito conteúdo e autoridade .
Seu site principal deve ser onde você investe a maior parte do seu orçamento de SEO se você determinou que suas palavras-chave alvo estão em consultas com pouca ou nenhuma intenção local. Isso ajudará você a obter essa classificação gerando backlinks.
Estratégia Semi-Local
Palavras-chave semilocais exigirão a maior parte do foco para construir o conteúdo e a autoridade do seu site principal com um ponto de foco adicional. Como as palavras-chave semilocais geram um pacote de mapas, você deve otimizar suas listagens do Perfil Comercial do Google.
Estratégia local
A estrutura do seu site se tornará significativamente mais importante se você tiver determinado que o Google trata sua palavra-chave como local. Você pode aumentar o volume de pesquisas se criar um diretório de páginas de estados ou cidades.
Estratégia Hiper-Local
Quando suas palavras-chave prioritárias são hiperlocais, é preferível criar um diretório de páginas em nível de estado e cidade, além de otimizá-las para palavras-chave próximas a mim com páginas de localização especiais.
As camadas provavelmente terão uma aparência diferente dependendo da sua vertical, mas, em termos gerais, elas podem se parecer com isto:
- Página de índice do localizador.
- Página do estado.
- Página da cidade.
- Página de localização.
2. Ter uma única fonte de verdade para dados de localização
Com o advento de empresas de gerenciamento de listagens locais , como Yext e Uberall, isso não é mais um problema.
No entanto, ainda encontramos empresas com vários locais que não têm uma única fonte de verdade para todas as suas informações de localização.
Se você ainda não tem isso, coloque em prática.
3. Otimizando localizadores de lojas
Muitas marcas terceirizam seus localizadores de lojas para fornecedores terceirizados. Não há nada de errado com isso em teoria, mas há algumas maneiras pelas quais vimos isso dar errado:
Localizadores de lojas somente para pesquisa
Para SEO, um localizador de lojas eficaz deve ser um conjunto básico vinculado de páginas de estado, cidade e localização em que um bot ou usuário pode clicar facilmente para chegar a cada página. Mas muitas marcas geralmente constroem seus localizadores de lojas como uma página de localizador com uma caixa de pesquisa para encontrar sua localização.
Alguns anos atrás, analisamos os localizadores dos 100 maiores varejistas dos EUA e descobrimos que aqueles com localizadores somente de pesquisa foram classificados para ~50% menos palavras-chave do que aqueles com uma arquitetura de localização vinculável entre estado > cidade > .
Portanto, certifique-se de que a arquitetura do seu localizador seja construída dessa maneira.
Conteúdo da página de localização
Muitas vezes, as marcas fazem orçamento para criar um localizador em seu site, mas não deixam nada para o conteúdo.
Não há nada de errado com uma página de localização básica com o nome da empresa, endereço, número de telefone, categorias de produtos/serviços, etc. Mas uma página de localização com conteúdo exclusivo e reforçado, relevante para a localização e os tópicos que você está tentando classificar pode melhorar o desempenho do SEO.
É aqui que seus gerentes de localização podem ser úteis. Muitas vezes vemos marcas de sucesso usarem pesquisas de seus gerentes de localização para obter conteúdo local exclusivo.
Outras fontes podem incluir avaliações de clientes locais, dados de pontos de interesse locais, sindicatos e produtos populares no mercado específico.
Categorias prioritárias
A maioria das consultas de comércio eletrônico mostra resultados locais próximos ao topo das SERPs atualmente.
Muitas vezes vemos marcas vencendo em Pacotes Locais com links de suas páginas de localização para suas categorias principais.
Pense nisso como um sinal ao Google de que seus locais são relevantes para essas categorias.
4. Gerenciamento e otimização do perfil comercial do Google
O Perfil Empresarial do Google (GBP) realmente não deveria ser um desafio — quero dizer, é apenas um conjunto simples de listagens de páginas amarelas para seus locais — mas há um milhão de maneiras de dar errado para as empresas.
Aqui estão apenas alguns desafios e oportunidades com a GBP.
Cuidado com listagens duplicadas
Incrivelmente, listagens duplicadas ainda são uma coisa com GBP, mas acabei de falar com uma empresa de área de serviço que estava tendo problemas de classificação. Foi bem fácil ver que eles tinham listagens GBP duplicadas.
No minuto em que eles excluíram as listagens duplicadas, suas classificações subiram 15 posições para a palavra-chave principal que eles estavam alvejando. Então, fique de olho nelas.
Monitore suas listagens em GBP
Seus anúncios em GBP estão em constante estado de fluxo. Usuários estão adicionando fotos e avaliações.
O Google pode substituir seus dados se confiar mais em dados de outra parte do que em você.
GBP não é algo do tipo “configure e esqueça”. Crie um sistema para monitorar mudanças em suas páginas GBP regularmente.
Embora você possa ver muitas mudanças pelo Painel do GBP, ele não pega tudo. Essa é uma das razões pelas quais criamos esta ferramenta gratuita e de código aberto para monitorar mudanças de imagem no seu GBP.
Escala GBP Posts
GBP Posts são anúncios curtos que você pode anexar ao seu GBP. Eles podem ser uma maneira barata de gerar visitas de alta conversão para seu site. Os posts podem incluir texto, fotos ou vídeos.
O desafio que vemos frequentemente é que as empresas muitas vezes não estão preparadas para produzir conteúdo para cada local. Se você quiser fazer GBP Posts para vários locais, implemente um sistema para criar materiais de marketing prontos para GBP para novas promoções para que elas possam ser publicadas.
Isso geralmente envolve a criação de uma versão do tamanho de GBP (400 x 300) de imagens de marketing aprovadas e cópias para GBP como parte de cada nova promoção.
Você também deve marcar os links das suas postagens do GBP com parâmetros de rastreamento para medir o desempenho.
5. Construindo uma presença de pesquisa local para SABs e Marketplaces
Nem todas as marcas empresariais locais têm filiais.
Há muitas marcas de mercado local como Yelp, DoorDash e Zillow, e empresas de área de serviço (SABs) como encanadores e telhadores que direcionam consultas de pesquisa locais, mas não são elegíveis para aparecer em Pacotes Locais. Isso ocorre porque eles não têm localizações físicas em seus mercados-alvo.
E isso significa que eles estão perdendo muitos cliques e receitas em potencial.
Isso não funcionará para todas as marcas, mas para aquelas com um modelo de negócio adequado, criar uma “loja dentro de uma loja” no local de uma marca parceira é uma ótima maneira de obter visibilidade adicional da embalagem local.
Os serviços FedEx OnSite localizados em Walgreens são um bom exemplo de como isso pode funcionar:
E, claro, se o valor dos leads for alto o suficiente, você pode considerar abrir lojas físicas em certas áreas para tentar ter uma boa classificação nos Pacotes Locais.
Como eu disse no início, há um número infinito de táticas de SEO local que as marcas corporativas podem implementar.
Ao implementar novas táticas, certifique-se de testar, medir e iterar como qualquer outro canal de marketing.
Fonte : Search Engine Journal
Add a Comment