PPC. Publicidade paga. Ou simplesmente, paga. 65% das pequenas empresas já estão a utilizá-la, com um gasto médio de 9000 a 10 000 dólares por mês!
O lado positivo é que, quando bem feitas, as campanhas de PPC podem gerar um bom ROI, de até 200%.
Investir em PPC é inteligente, mas escolher os canais de tráfego pago certos é ainda mais inteligente. Não só quais os canais, mas também qual o orçamento a investir e quando.
O que são fontes de tráfego pago?
O tráfego pago são todos os visitantes que chegam a um sítio Web através de um clique pago num anúncio ou numa hiperligação. Eis as principais fontes de tráfego pago:
- Anúncios de visualização ou banners
- Pesquisa paga, como o Google Ads ou o Bing Ads
- Anúncios em redes sociais, como o Twitter, Facebook, LinkedIn, TikTok, YouTube, etc.
- Anúncios nativos, ou conteúdo patrocinado, promovidos por redes como a Outbrain
- Marketing de influência, quando os influenciadores promovem o seu produto ou marca junto do seu público
- Marketing de afiliados, quando um promotor externo direciona os cliques para o seu sítio Web
O segredo de uma estratégia de PPC bem-sucedida depende sempre do seu público, marca e objetivos específicos. Quando estiver a testar fontes de tráfego pagas, eis cinco que pode querer considerar primeiro:
- Anúncios do YouTube
- Anúncios do Google
- Anúncios do LinkedIn
- Smartads da Outbrain
- Anúncios do TikTok
Anúncios do YouTube
Sabe aquela sensação quando vai ao YouTube e o vídeo perfeito aparece no seu feed? É óptima, não é?
O vídeo é de longe uma das ferramentas de marketing mais populares disponíveis. De acordo com a Semrush, o YouTube é o segundo sítio Web mais visitado do mundo a seguir ao Google, com mais de 108 mil milhões de visitas mensais.
Os utilizadores do YouTube visitam, em média, 6 páginas e passam 48,7 minutos por dia no site, o que não é pouco tempo para captar a atenção dos utilizadores e promover o envolvimento com a sua empresa.
Com o TikTok a colocar uma grande concorrência, os Shorts Ads no YouTube permitem aos anunciantes aproveitar a onda de anúncios curtos e fáceis de deslizar, que apelam em particular a públicos mais jovens.
Além disso, a segmentação de anúncios do YouTube oferece uma abordagem muito granular, com várias formas de segmentar públicos. Estas incluem os dados demográficos habituais, mas também a segmentação baseada em tópicos e a segmentação de públicos semelhantes (também conhecidos como públicos semelhantes).
Existe também a segmentação por afinidade, que se concentra nos utilizadores interessados em tópicos semelhantes ao seu nicho, e até mesmo a segmentação por eventos da vida, que se concentra nos utilizadores durante vários marcos importantes da vida. Em suma, o YouTube combina o popular formato de vídeo com uma enorme audiência global e uma gama de opções de segmentação avançadas.
Tudo o que precisa é de começar a criar anúncios em vídeo interessantes e cativantes. Aqui estão algumas ferramentas de criação de vídeo para o ajudar.
Anúncios do Google
Atualmente, são efectuadas mais de 9 mil milhões de pesquisas no Google todos os dias. De acordo com a Google, mais de 50% dos consumidores pesquisam produtos através da pesquisa antes de decidirem comprar.
Não precisa acreditar na palavra do Google. Pense na última vez que quis comprar um produto, reservar umas férias ou inscrever-se num serviço. Há uma grande probabilidade de ter pesquisado primeiro no Google.
É por isso que a publicidade na pesquisa do Google é tão importante. Conseguir aquele lugar cimeiro no primeiro SERP, mesmo antes dos resultados orgânicos, é uma das chaves para ganhar visibilidade, cliques e conversões.
Com os anúncios dinâmicos da pesquisa, o Google permite-lhe expandir os seus potenciais públicos através da pesquisa, gerando automaticamente anúncios com base nas páginas e no conteúdo do seu Website que correspondem às consultas de pesquisa.
Esta é uma excelente forma de captar potenciais palavras-chave e consultas fora das suas campanhas de pesquisa normais.
Naturalmente, a Google também oferece anúncios de visualização na Rede de Display da Google. Os anúncios de visualização têm certamente os seus problemas, incluindo a proliferação de bloqueadores de anúncios. Os anúncios de visualização também tendem a obter menos cliques e envolvimento do que os anúncios nativos.
Ao mesmo tempo, afirma-se que a rede de publicidade da Google chega a 90% das pessoas na Internet, e é difícil contestar esse facto. Não tem a certeza se vale a pena investir em anúncios gráficos? Aqui está um fluxograma para o ajudar a decidir.
Anúncios do LinkedIn
Para quem está no mercado B2B, os anúncios do LinkedIn são provavelmente a sua fonte de tráfego pago essencial, embora o Facebook se tenha tornado um forte concorrente nos últimos anos.
Existem mais de mil milhões de utilizadores do LinkedIn, dos quais cerca de 25% são influenciadores de nível superior. Pode segmentar pessoas que visitaram o seu sítio Web; segmentar por contacto ou conta; ou por título, sector, dados demográficos ou geografia.
O LinkedIn oferece um formulário de contacto pré-preenchido semelhante aos anúncios de leads do Facebook, mas o mais interessante do LinkedIn é a capacidade de identificar as pessoas pelas suas informações comerciais e de as contactar diretamente.
Quando os utilizadores estão no LinkedIn, estão em modo “profissional” e vêem os anúncios e lêem os conteúdos com uma mentalidade diferente. Isto pode ser muito poderoso para o anunciante certo, especialmente para aqueles que querem fazer marketing baseado em contas.
No lado negativo, a rede do LinkedIn é mais cara: Os custos de CPC são de 2-3 dólares e os de CPM de 5-8 dólares. As campanhas de InMail patrocinadas para contacto direto custam 0,26-0,50 dólares por envio.
Mesmo assim, quando bem feito, o LinkedIn é um investimento que pode trazer retornos impressionantes para os profissionais de marketing B2B. Aqui está um guia útil para os diferentes tipos de anúncios disponíveis no LinkedIn.
Anúncios da Outbrain
Talvez já conheça a Outbrain como os anúncios que aparecem como publicações recomendadas nos sites que visita. Se não estiver familiarizado com a Outbrain, aqui está um resumo do que ela faz.
A rede de publicidade da Outbrain permite-lhe anunciar com base no CPC na Web aberta, ou seja, em todos os tipos de Web sites fora da pesquisa e das redes sociais. Os anúncios da Outbrain incluem uma gama de formatos diferentes concebidos para vários públicos e objetivos.
Por exemplo, o anúncio em carrossel é ótimo para contar a história de uma marca ou apresentar vários produtos relacionados. Os Clip Ads proporcionam uma curta experiência de anúncio animado para captar a atenção do público e criar envolvimento.
Com as novas opções de segmentação baseadas no interesse e no contexto – em vez de apenas dados de segmentação padrão, como a localização – os anunciantes podem maximizar o seu alcance e enriquecer o conjunto de potenciais audiências ao longo do funil de marketing, desde a consciencialização até à conversão.
Além disso, à medida que os consumidores se afastam das redes sociais, os anúncios nativos da Outbrain oferecem uma alternativa económica que proporciona tráfego e leads de qualidade.
Anúncios do TikTok
O TikTok elevou o vídeo a um outro nível – conteúdo curto, mordível e ousado – e funciona (em 75 idiomas!). O TikTok é uma das mais recentes histórias de sucesso no ecossistema das redes sociais e tem atualmente 1,8 mil milhões de utilizadores mensais em todo o mundo.
Os anúncios do TikTok estão disponíveis apenas em formato de vídeo, mas a plataforma é altamente envolvente, com os utilizadores a passarem uma média de 1,5 horas na aplicação todos os dias.
A taxa média de envolvimento dos anúncios do TikTok é de cerca de 18%, o que faz com que seja uma escolha muito tentadora, especialmente para as empresas com uma vibração e um público-alvo mais jovens.
Uma das razões pelas quais o TikTok é tão popular é a força dos seus algoritmos. A colocação de anúncios não vai apenas para quem dá o lance mais alto; o TikTok também se concentra na qualidade e na relevância do conteúdo do anúncio. Isto garante uma experiência muito mais envolvente e agradável para os utilizadores.
Para os profissionais de marketing, o TikTok também é relativamente acessível. O CPM médio ronda os 10 dólares por 1000 visualizações, enquanto o CPC se situa numa média de 1 dólar.
Os utilizadores do TikTok são principalmente da Geração Z e mais jovens. Pouco mais de 47% têm menos de 30 anos e 25% dos utilizadores do TikTok têm entre 10 e 19 anos. Se a sua empresa comercializa para um grupo demográfico mais jovem, então – a este preço – deve considerar seriamente a hipótese de anunciar no TikTok.
Fonte : Out Brain
Add a Comment